10 hábitos para cuidar da saúde e da sua família

Você já parou para pensar como está a qualidade de vida da sua família? Ou o que vocês estão fazendo para manter o corpo e a mente em equilíbrio e ter uma vida saudável?

 

Se a resposta foi não, saiba que existem diversas coisas capazes de mudar o nosso bem-estar e nos proporcionar dias melhores. E se a resposta foi sim, não custa nada aprender práticas novas para garantir uma saúde ainda melhor, não é mesmo?

 

Nos itens a seguir, nós damos algumas dicas de coisas simples de como cuidar da saúde, mas que às vezes passam despercebidas na correria do dia a dia. 

 

Às vezes você até coloca algumas delas em prática, mas será que está fazendo do jeito certo? Que tal conferir o conteúdo abaixo para saber o que pode mudar na sua rotina e na da sua família também?!

 

Coma bem

Primeiro de tudo, pare e pense: eu costumo comer rápido ou devagar? 

 

Se você pensou “rápido” precisa mudar esse hábito a partir de agora. Saiba que ter uma refeição tranquila é muito importante para o seu corpo, portanto, se você come correndo e não mastiga direito os alimentos o seu corpo pode não fazer a digestão das enzimas corretamente. 

 

Além disso, evitar exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão, e manter uma alimentação saudável incluindo no cardápio fibras, frutas e verduras é muito importante para a qualidade de vida.  

Durma bem

 

Se você e a sua família têm dias com muito afazeres, certamente precisão recarregar as energias aguentar a rotina. E mesmo que não tenham dias cheios, o sono regulado é um ótimo aliado para uma vida saudável.

 

Dados do Instituto do Sono apontam que 63% da população adulta do Brasil têm alguma queixa ligada ao sono, como por exemplo a insônia. E um dos principais motivos que estão relacionadas a isso é o estresse provocado pelo dia a dia agitado.

 

Para ter uma noite bem dormida você pode colocar em prática algumas dicas:

 

  • Se organize para ir para cama todos os dias no mesmo horário;
  • Procure não ingerir álcool ou bebidas e alimentos com cafeína como café, chás e chocolates. A cafeína tem efeito estimulante e acaba interferindo no sono;
  • Se alimente pelo menos 3 horas antes de deitar para garantir que a digestão tenha sido feita antes de você dormir;
  •  Pare de usar o celular pelo menos 30 antes de deitar-se. Além de a luz da tela atrasar o início do sono, as redes sociais são psicologicamente estimulante, fazendo com que você tenha dificuldades para se desligar”;
  • Caso demore mais de 30 minutos para dormir, tenha calma e não se estresse. O ideal é fazer algo relaxante e que distraia como ler um livro ou ouvir uma música tranquila.

 

Colocar em ação as sugestões acima e motivar sua família para que eles façam o mesmo com certeza proporcionará a vocês uma importante melhora na qualidade de vida.

Pratique exercícios

 

Além de fazer bem para o corpo, as atividades físicas são extremamente benéficas para a saúde mental. O hábito de praticar exercícios diariamente diminui os níveis de ansiedade e estresse em geral, que é um dos principais pilares na qualidade de vida das pessoas.

 

Agora, pensando pelo ponto de vista de cuidar da saúde física, os riscos de desenvolver diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares são bem maiores quando as pessoas levam uma vida sedentária. 

 

Por isso, é indicado caminhar, correr, ou pedalar, por exemplo, pois eles são exercícios que não demandam muito tempo e podem ser feitos sempre!

Tome bastante água

Consumir água de forma regular durante o dia é essencial para manter manter uma vida saudável. Mas você sabe qual é a quantidade ideal?

 

A quantidade de água que precisamos beber diariamente varia, mas para suprir todas as necessidades do corpo e manter as funções básicas do organismo, é indicado tomar 2 litros todos os dias. 

 

O correto é não esperar ter sede para beber água, assim como não é certo esperar ter fome para comer. O adequado é comer de 3 em 3 horas e manter uma alimentação saudável e, para atingir os 2 litros de água, deve-se tomar 8 copos diários.

 

Veja alguns benefícios da água para uma vida saudável: 

 

  • Regula a temperatura corporal;
  • Desintoxica o corpo;
  • Absorve e transporta nutrientes;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Permite uma pele mais bonita.

Pratique meditação

 

A meditação é uma técnica capaz de trazer concentração, tranquilidade, relaxamento e foco no presente. Ela pode ser praticada por qualquer pessoa proporcionando benefícios físicos, mentais e espirituais caso aliada a religião.

 

O hábito de meditar pode diminuir o desconforto de quem tem a mente no automático e precisa de algo para desacelerar. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade de vida de pessoas com insônia, ansiedade, depressão, dor crônica e câncer.

 

Na internet existem diversos vídeos ensinando técnicas de meditação, que tal começar hoje mesmo?

Tenha mais contato com a natureza

 

Manter contato com a natureza pode ampliar nossa longevidade, segundo o levantamento feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. A prática oferece diversas vantagens, como o controle da pressão arterial e melhora da qualidade do sono. 

 

É importante deixar a tensão e a correria da rotina de lado às vezes e buscar alternativas de estar mais perto do meio ambiente. Existem diversas opções para todos os tipos de gosto, desde as mais tranquilas para quem é mais calmo e as agitadas, para quem curte aventura.

 

Veja as opções:

 

  • Brincar com a família de caça ao tesouro na natureza;
  • Plantar mudas de flores;
  • Fazer trilhas;
  • Montar um piquenique no parque;
  • Praticar ciclismo;
  • Fazer Arvorismo;
  • Praticar Rafting.

 

Todas essas atividades proporcionam muitos benefícios para a saúde física e mental, além de  reduzir o stress, melhorar a memória e ajudar na concentração.

Respire mais profundamente

A nossa respiração é essencial para manter o bom funcionamento dos pulmões e de do nosso corpo, mas será que você está respirando da maneira correta?

 

Apesar de ser uma atividade involuntária do corpo, existem pessoas que respiram de forma errada, o que pode causar muitos malefícios para a saúde como a falta de energia, baixa concentração, fadiga, acúmulo de toxinas e sono de má qualidade.

 

Para evitar os problemas citados acima, siga as técnicas para uma boa respiração diafragmática: 

 

  • Primeiro, sente-se em um ambiente calmo para você conseguir se concentrar;
  • Reserve pelo menos 10 minutos para praticar o exercício;
  • Coloque as mãos sobre a “boca do estômago” e inspire todo o ar que puder, utilizando o seu nariz. Veja a expansão do seu abdômen se enchendo;
  • Agora expire lentamente pela boca, desinchando a barriga;
  • Repita o exercício por diversas vezes até completar os 10 minutos.

Cuide da mente 

As pessoas sempre se lembram de cuidar do físico, mas acabam esquecendo que a mente também faz parte da nossa saúde. É muito importante manter os dois em equilíbrio para uma qualidade de vida melhor.

 

Você sabe o que deve fazer para ter uma saúde mental equilibrada? Confira algumas dicas que podem te ajudar: 

 

  • Cuide de sua autoestima;
  • Pratique meditação;
  • Tenha compromissos com o lazer da mesma forma que tem com o trabalho;
  • Se estiver angustiado tente colocar para fora o que sente, seja conversando com alguém ou escrevendo, por exemplo. O importante é não internalizar os sentimentos;
  • Estabeleça horário para dormir e acordar;
  • Tenha sempre pensamentos positivos.

 

Seja mais otimista

 

Como acabamos de falar no tópico acima, deixar os pensamentos negativos de lado e pensar sempre no lado bom das coisas é algo importantíssimo para a sua saúde. 

 

O pensamento pessimista influencia completamente no estado físico e emocional, por isso devemos nos atentar nas melhores formas de lidar com eles.

 

Quando nós focamos em enxergar as coisas por uma ótica otimista e construtiva, naturalmente nossa maneira de pensar se torna positiva.

 

Que tal tornar colocar o otimismo como um exercício diário?

Ir ao médico periodicamente

Mesmo seguindo todas as dicas acima, é indispensável ir ao médico e realizar exames periódicos. O apoio do profissional garante que todo o trabalho que você coloca em prática diariamente realmente funciona. 

 

A consulta de rotina serve para acompanhar o bem-estar, e não é necessário se sentir mal ou esperar ter algum sintoma surja recorrer a uma clínica médica. 

 

Ir ao consultório dentário também é extremamente importante para uma manter a saúde bucal em dia. Em casa o certo é garantir a higiene escovando os dentes todos os dias e passando fio dental, mas só o dentista saberá se você precisa ou não de algum tratamento dentário.

 

O ideal é investir em um convênio e também em um bom plano odontológico familiar, assim você se assegura sua saúde e da saúde de quem você ama.

Foco na missão

Agora você já sabe, né? Não é apenas a alimentação saudável e os exercícios que te fazem ter vitalidade. É preciso muito mais!

 

Com todas as dicas acima não tem como não ter uma boa qualidade de vida. Portanto, mantenha-se focado em cuidar da saúde nunca deixe seu corpo e mente de lado.

 

Conteúdo produzido por Beatriz trevizoli, Link Builder na Ideal Odonto.

 

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