Como conseguir horas complementares para faculdade?

As horas complementares devem ser prioridade desde o início da faculdade.  Poder cursar uma faculdade é o sonho da grande maioria das pessoas, mas se engana quem pensa que basta escolher o curso, não faltar e prestar atenção nas aulas que, pronto, conseguirá colocar as mãos no sonhado diploma. 

Pois é, até colocar as mãos no diploma é preciso seguir algumas exigências que sempre geram muitas dúvidas entre os alunos, uma delas é em relação às horas complementares.

Então, vale lembrar que horas complementares nada mais são que atividades exigidas na grade curricular de cursos de Nível Superior, que vão além das horas oferecidas pelas próprias Universidades.

Essas horas podem ser preenchidas com Palestras, Seminários, Workshops, Oficinas, Congressos, Simpósios, Cursos livres, entre outras possibilidades.

Por exemplo, em um curso de Direito, por exemplo, pode haver a exigência do aluno assistir a uma audiência em um fórum ou tribunal. 

No mais, vale saber que será preciso, claro, comprovar essas horas/Atividades Complementares, com um Certificado de participação em cursos em áreas correlatas ao programa acadêmico ou em palestras e outras atividades.

Por fim, é preciso saber que essas horas complementares são obrigatórias e, segundo o MEC, “têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.

Sendo assim, a dica é não deixar essa exigência para última hora, já que sempre no final dos cursos o aluno já se vê em meio a muitas outras questões.

E se você ainda está perdido e não sabe como vai conseguir preencher as horas complementares, fique tranquilo, pois é o que mostraremos agora.

Horas Complementares
Horas Complementares

Opções para preencher as horas complementares

Confira abaixo algumas opções para você preencher suas horas complementares.

Palestras

Você pode começar a frequentar aquelas palestras que acontecem durante as aulas, claro, desde que relacionadas ao seu curso.

Não se esqueça de assinar uma lista de check in e de check out para poder ter direito a um certificado comprovando as horas que ficou assistindo as palestras. 

Estágio remunerado

Tire proveito do estágio não apenas para ganhar experiência e um dinheiro extra, mas para contabilizar no fim do curso como horas complementares. Mas atenção, nesse caso não serve estágios obrigatórios do próprio curso, precisa ser extracurricular. Quando é obrigatório já faz parte da sua grade curricular e, por isso, não vale como atividade complementar.

Trabalho voluntário

Aprenda a tirar proveito, também, de alguma atividade voluntária, não apenas para ganhar experiência, pois ela vai garantir muitas horas complementares. E não confunda trabalho voluntário, que aquele que oferece algum bem comunitário, com trabalho de graça, ou exploração.

Cursos presenciais 

Caso você disponha de recursos financeiros e de tempo sobrando em sua agenda, com certeza, investir em conhecimento nunca é demais, além de poder ser usado pra contabilizar horas complementares.

Cursos online

Mas, se você faz parte da turma que não pode investir em cursos, não tem nem tempo e nem condições financeira para isso, então, a dica, nesse caso, é apostar nas muitas opções de cursos online na internet. 

Claro, é preciso que o curso tenha a ver com o seu curso de graduação, para poder contabilizar as horas complementares. No mais, os cursos online têm a mesma validade daqueles realizados na modalidade presencial.

E vale até estudar idiomas, informática e outros. 

Lembrando, no entanto, que cada instituição tem suas próprias regras para essas horas complementares, por isso, é fundamental procurar se informar antes de escolher a melhor opção para você.

Outra dica é procurar saber se o curso online escolhido oferece a opção de certificado, para que possa ser usado para comprovar as horas complementares.

E se estiver a procura de uma boa opção de curso online, fica a dica: Cursos Rápidos Grátis online já é bem conhecido pelos seus ótimos cursos e por oferecer certificado ao final de cada um deles.

                                    

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.