Conheça os tipos de consórcio!

Ficar planejando aquela tão sonhada conquista faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Ainda mais para aquelas que não têm o dinheiro para realizar esse desejo immediatamente e nem tem previsão de quando terá. Se você se encontra nessa situação, a gente pode te dar uma dica: os consórcios. Essa modalidade de compra consiste na realização de uma meta sem taxa de juros, parcelas intermediárias ou valor de entrada. 

Porém o que ainda muitos não sabem é que há diversos tipos de consórcio no mercado com finalidades  e condições diferentes. Vamos entender essa variedade e como algum tipo dessa modalidade pode te ajudar a conquistar sua metas. 

Afinal, o que é consórcio?

 O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas que têm o mesmo objetivo de adquirir um bem, desta forma há a criação de um fundo coletivo. Isso porque todos os participantes se comprometem a contribuir uma parcela mensalmente pré determinada pela administradora. 

Como funciona? 

Como dizemos, é uma compra coletiva, na qual cada um dos participante se compromete a pagar uma parcela mensal. O dinheiro da mensalidade de todos do grupo fará um fundo coletivo. Caixa suficiente para que todos do grupo sejam contemplados durante a duração do contrato. Essa contemplação pode ser feita por sorteio (que é a essência do consórcio), sendo geralmente um sorteado por mês. A outra alternativa é feita por lances, que consiste na oferta de mais aportes, descontando do valor total de contribuição. 

Até o fim do período definido em contrato, todos os integrantes terão recebido a sua carta de crédito, podendo adquirir o bem desejado com o dinheiro em mãos. Você deve estar se questionando, como que todo esse processo é organizado. É bem simples na realidade, o consórcio é organizado por empresas, conhecidas como administradoras. São elas que garantem a segurança das transações, realizam os sorteios e têm o controle da situação. 

Tipos de consórcio

Agora que já sabe como essa modalidade funciona, é hora de conhecer suas possibilidades. Ao contrário do que muitos acreditam, com o consórcio  é possível planejar vários tipos de aquisição, pois há opções para bens imóveis e para bens móveis e serviços. 

Bens imóveis

O consórcio para bens imóveis consiste na compra de apartamentos, residências. terrenos, construções, salas comerciais, lojas, galpões e ainda aceita reformas de imóveis. 

Lembrando que se trata da aquisição de um bem estático. Se baseia na compra de espaço ou dinheiro para realizar uma obra, e não para abrir o próprio negócio, por exemplo.

Curiosidade: no consórcio de bens imóveis, há a possibilidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) o para pagar  as parcelas do consórcio ou dar lances quando desejar. 

O consórcio de bens móveis é um dos mais procurados no mercado, principalmente para a compra de automóveis e motos. Mas além dessas já citadas, ainda há outras diversas aquisições permitidas por essa modalidade, como caminhões, aviões, barcos, tratores, implementos agrícolas e rodoviários, semirreboques, móveis para residência, sala comercial ou para uso de indústrias, eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos médicos e odontológicos. 

O consórcio é uma opção bastante flexível. Isso significa que, você pode escolher o bem que desejar desde que esteja dentro da mesma categoria contratada.

Consórcio de serviços

Por último, mas não menos importante há o consórcio de serviços. Opção para que procura recursos para realizar um serviço para si mesmo ou para outra pessoa, como uma cirurgia estética, por exemplo. Neste caso, a carta de crédito é destinada ao pagamento da prestadora e não a compra de um bem com as opções citadas anteriormente. 

Outro exemplo que podemos citar para melhor entendimento desta opção é a contratação de consórcio para viagens. Caso você deseje viajar para fora do país, ao ser contemplado você garante o pagamento de todas as despesas, como passagens, hospedagem, alimentação e passeios no destino.

Cirurgias, educação dos filhos, faculdades, serviços empresariais (investimento em marketing digital, por exemplo.) ou residenciais, custos com a CNH, entre outros, são opções de como essa modalidade pode se usada. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.