Educação financeira: Dicas para economizar no dia a dia de maneira significativa

Para muitas pessoas, fazer economias no dia a dia é algo impossível de ser feito, embora muitas delas nunca tenham tentado seguir qualquer tipo de planejamento. Isso porque a educação financeira não é muito comum entre os brasileiros.

De fato, não somos educados desde a infância a lidar com nosso dinheiro. Entretanto, isso não significa dizer que você não possa colocar em prática hoje mesmo algumas dicas de economia que poderão fazer a diferença na sua vida.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos que dicas são essas e como você pode adotá-las como um hábito. Se você deseja ter mais dinheiro sobrando ao fim do mês, então recomendamos a leitura desse artigo do nosso blog!

Dicas para economizar no dia a dia

Muitas pessoas costumam passar sufoco no final do mês por não saber lidar com suas próprias finanças.

A falta da educação financeira na educação básica do nosso país faz com que muitas pessoas ao começarem a receber renda tenham dificuldade de controlar seus gastos.

Pensando nisso, preparamos as dicas que podem te ajudar abaixo.

Planejando gastos

Antes de qualquer coisa, é necessário planejar os gastos. Para isso, elencamos alguns passos que você deve seguir. Confira abaixo!

Qual a sua renda mensal?

Inicialmente, você deve considerar o valor que recebe mensalmente. Se você é autônomo, tente calcular uma média, de maneira a ter um valor aproximado.

Quais as suas despesas fixas?

Em seguida, calcule quanto resta depois dos pagamentos das principais despesas, tais como água, energia e internet. Tente também calcular uma média de seus gastos com supermercado.

Valores restantes

Em seguida, observe como você gasta os valores que restam dos custos mencionados acima. Tente cortar tudo que for supérfluo.

Passe longe de promoções “imperdíveis” e da cervejinha do fim de semana. Ao final, veja quanto restou e você verá uma coisa muito estranha acontecer: você ainda tem dinheiro no dia 31. Parece mágica!

Traçando limites de gastos

Uma forma de se colocar na linha do planejamento que você fez é estabelecer um teto de gastos pessoal.

Para uma maior eficiência desse método, você pode traçar limites diários, semanais e mensais.

Dessa forma, fica muito mais fácil saber quando você deve “fechar a mão”. Para saber como estabelecer esse valor, faça a divisão dos valores que restam das despesas essenciais, distribuindo-os pelos dias, semanas e meses.

Lembre-se que os valores do limite que não foram gastos em um dia não devem ser acumulados ao do dia seguinte. Encare-os não como um valor a mais para gastar, mas como uma economia.

 

Ficou interessado no assunto? Então, clique aqui para saber mais sobre finanças e investimentos.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.