O que é metrologia

O que é metrologia.

O termo “metrologia” é freqüentemente usado na escola, em algum evento do dia-a-dia ou em pesquisas. Para quem fabrica, importa, distribui ou comercializa produtos no mercado nacional, a metrologia provavelmente surge quando se trata do Inmetro: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Pode ser esclarecido com antecedência que metrologia se refere a medições e formatos de medição. Não confundir com a meteorologia, que estuda a temperatura e as condições climáticas. Esta ciência é especialmente importante para a padronização do que temos hoje como critérios e sistemas de medição, bem como para a manutenção e verificação de produtos, sistemas e processos baseados nessas medições.

Continue lendo para entender o que é metrologia, para que serve e qual é a missão do Inmetro como agência nacional.

O QUE É METROLOGIA?

O termo vem do grego: metron significa medida e logos significa ciência. Metrologia é a ciência da medição e medição e é uma importante área de estudo em matemática, física e química, indústrias e cadeias produtivas, agronomia, agrimensura e centenas de outros campos de estudo e especialidades.

Dentro da própria metrologia existem áreas específicas e mais profundas, nomeadamente metrologia científica, metrologia industrial e metrologia legal.

Científico: usa instrumentos científicos, pesquisas e metodologias baseadas em padrões de medição nacionais e internacionais, como sistemas métricos e de temperatura.

Industrial: para sistemas de medição que controlam os processos de produção industrial e são responsáveis ​​pela garantia, qualidade e segurança dos produtos.

Legal: Relacionado a sistemas de medição usados ​​nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente, onde a precisão deve ser garantida.

CARACTERÍSTICAS METROLÓGICAS

O QUE É METROLOGIA

De acordo com o próprio Inmetro, a autarquia brasileira, que dirige, certifica e acompanha a aplicação da metrologia, atende a:

  • Avaliar a conformidade de produtos e processos;
  • Assegurar relações de troca justas (relações comerciais);
  • Estimular a cidadania (saúde, segurança e meio ambiente);
  • Garantia de qualidade, inovação e competitividade;
  • Proteger a Indústria Brasileira e os Consumidores;
  • Garantir reconhecimento nacional e internacional.

FUNÇÕES DO INMETRO

Por fim, agora que você sabe o que é metrologia, vale a pena fazer uma breve revisão dos pontos operacionais do Inmetro, criado pela Lei nº 5.966 de 1973 em conjunto com o Sinmetro e o Conmetro (Sistema e Conselho Nacional de Metrologia).

A missão imediata da agência é propor “medidas apropriadas para construir a confiança pública e a competitividade no setor manufatureiro”. Além de cumprir os objetivos e utilizar a metrologia acima citada, o Inmetro também trata da certificação de produtos, processos e sistemas, bem como de sua manutenção e verificação. Mesmo os produtos importados devem estar sujeitos à regulamentação do Inmetro. Há também uma agência que oferece educação e conscientização tanto para empresas quanto para consumidores.

A fabricação e comercialização de produtos certificados pelo Inmetro é uma forma de oferecer e demonstrar confiança, qualidade e segurança no mercado brasileiro. Existem determinados produtos que passam pela chamada certificação obrigatória, que é obrigatória, como brinquedos, peças de automóveis, eletrodomésticos e semelhantes. Devem ser certificados pelo Inmetro e seus fornecedores.

Leia também: Como ser comissário de bordo

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.