Qual a capacidade que uma estrutura porta palete pode suportar?

A definição de sistemas de armazenagem é um conjunto de equipamentos cuja função é organizar e classificar o material acondicionado em armazém ou depósito. Geralmente, são alocados matéria prima, produtos inacabados ou produtos já finalizados.

Existem vários tipos de equipamentos e a escolha vai variar conforme tamanho do material, manuseio e o tempo que ficam alocados. Um desses equipamentos é o porta-pallets e vamos entender qual a capacidade que essa estrutura suporta.

Porta Pallets

Esse Sistema Porta Pallets é utilizado em locais que recebem pallets com os materiais já armazenados. Os pallets são estrados que auxiliam a movimentar o material carregado. Os pallets facilitam o transporte, eles podem ser empilhados e movimentados através de uma máquina empilhadeira.

Os pallets podem ser feitos de madeira, metal ou plástico. E a escolha variará conforme o material transportado.

O uso de paletes traz vantagens como: aproveitamento melhor do espaço, redução de mão de obra, redução de possíveis acidentes, rapidez na movimentação de materiais e outras vantagens.

Os pallets são excelentes sistemas de organização, pois os pallets podem ser alocados inteiros, em únicas estantes de metal, assim como a separação de produtos podem ser realizadas de forma horizontal ou vertical.

A montagem e desmontagem é feita de maneira bem rápida e simples, dessa forma a estrutura é mantida e utilizada de acordo com a necessidade da demanda. Além de auxiliar no layout, auxilia na movimentação e no transporte que podem ser feitos de maneiras mais ágil.

Os tipos de porta pallets são: Porta Pallets Dinâmico, Porta Pallets Push Back, Porta Pallets Cantilever e Porta Pallets Estantes.

Porta Pallets Dinâmico

É o sistema perfeito para armazenagem de produtos perecíveis, pois permite que eles sejam retirados com maior facilidade e a qualquer momento. O seu funcionamento se dá por roletes inclinados e rolados de forma dinâmica e fácil.

Porta Pallets Push Back

Quatro estantes (pallets) são instaladas em níveis diferentes de profundidade. Essa é a modalidade ideal para lotes pequenos e com uma rotatividade menor

Porta Pallets Cantiléver

O sistema Porta Pallets Cantiléver é caracterizado por vigas que compõem uma estrutura que funciona como uma espécie de braço em níveis diferentes. Ela se assemelha a uma estante e é o tipo ideal para equipamentos que tenham o maior comprimento, de preferência em forma de tubo ou barra. 

Por não possuir colunas na parte frontal, o acesso para retirada e colocação desse material é bem mais facilitada.

Porta Pallets Estantes

É considerado um armazenamento simples. O ideal de armazenagem são materiais menores e com carga leve.

Há dois tipos de estantes:

  • Flow-rack

Esse tipo de estante é ideal para estocagem de produtos alocadas em caixas. A sua estrutura é de metal e as prateleiras são posicionadas de modo inclinado, de forma que elas facilitem e permitam a caixa deslizar por elas.

Este modelo é ideal para materiais com porte pequeno, pois a sua visualização é facilitada.

  • Carrossel

Nesse caso, as estantes deslizam até um ponto. Nesse ponto são realizados todo o carregamento de material, sempre na forma horizontal.

Por seu manuseio ser mais eficiente e permitir um rápido acesso ao material estocado, ela é utilizada em diferentes indústrias. Devida ao peso desses materiais ser bem leve, não se faz necessário uso de máquinas para realizar a movimentação desses itens estocados. 

Qual a capacidade de cada estrutura?

A capacidade dos pallets é calculada levando em consideração a superfície e a sua definição é feita considerando o nível de armazenagem. A altura dependerá também do próprio edifício e da elevação que a máquina empilhadeira poderá atingir.

A capacidade que cada prateleira pode suportar vai depender de alguns fatores. É necessário analisar todas as medidas, como largura, altura e profundidade.

Além disso, a forma como cada um produto pode ser facilmente resgatado. Diante disso, os responsáveis pela armazenagem devem analisar os materiais a serem utilizados, a capacidade da carga e a necessidade do uso de cada um.

Agora que foi possível entender um pouco sobre os sistemas de armazenamento porta pallets existentes no mercado, ficará mais fácil decidir qual o melhor se adequa as condições de espaço para a estocagem.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.