Saiba o que é periodontite e como prevenir

Saiba o que é periodontite e como prevenir

Dentre as doenças bucais mais comuns a periodontite é provavelmente uma das mais preocupantes, isso porque seus efeitos podem ser sentidos em todo o organismo.

As bactérias causadoras dessa patologia podem infiltrar o sistema sanguíneo e espalhar a inflamação para outros órgãos, causando problemas graves como as enfermidades cardiovasculares, gastrointestinais e até induzindo o parto prematuro.

O que é a periodontite?

As doenças da gengiva são compostas pela gengivite e a periodontite, sendo uma o desenvolvimento da outra. Elas são causadas pela ação dos microrganismos bucais, que formam as placas bacterianas e o tártaro na superfície do dente.

Esse acúmulo de bactérias irrita o tecido gengival e, logo no princípio, causa sangramentos leves, inchaço e vermelhidão na área inflamada. Aqui, os danos são reversíveis e simples de ser tratados.

No entanto, quando a gengivite persiste por muito tempo, sem o cuidado adequado, essa inflamação se agrava e danifica os dentes.

Nesses bolsões, os microrganismos responsáveis pela inflamação se desenvolvem e passam a atacar os tecidos de sustentação do dente, espalhando a infecção para os ossos faciais, o cemento e o ligamento periodontal. 

Esse cenário é principalmente preocupante porque os danos causados nesses tecidos mais profundos podem amolecer os dentes, fazer com que eles caiam e até gerar a perda óssea. E todas essas consequências são permanentes e irreversíveis.

Justamente por se tratar de uma doença tão grave, a Agência Nacional de Saúde (ANS) regulamenta os serviços de convenio odontologico, e garante que todos planos – até os mais básicos –, ofereçam a prevenção e o tratamento dessa condição.

Saiba quais sintomas é preciso ficar atento

Precisamente por se tratar de uma evolução da gengivite, os sintomas da periodontite costumam ser confundidos com a fase mais branda da infecção. 

Contudo, assim como a seriedade da inflamação, os sinais costumam ser mais fortes, como:

  • Sangramento intenso durante a escovação;
  • Gengivas intensamente vermelhas ou roxas;
  • Mau hálito;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Dentes moles;
  • Alongamento dos dentes.

Normalmente o paciente só sentirá dores quando o caso estiver muito avançado. Assim, sempre que os primeiros sintomas surgirem, é preciso entrar em contato com um bom dentista para iniciar o tratamento imediatamente, antes que a situação seja irreversível.

O investimento em um plano odontologico pode facilitar o contato com profissionais de qualidade a preços bem mais em conta, uma vez que os custos de consulta e tratamento costumam ser mais baixos.

As melhores formas de prevenção

Acredita-se que aproximadamente 99% dos brasileiros tenham algum tipo de doença gengival moderada ou avançada. Ainda assim, estamos falando de uma enfermidade completamente evitável.

Higienização

A melhor forma de evitar a periodontia é adquirindo o costume de realizar a rotina de higienização bucal todos os dias. 

A escovação deve ser realizada três vezes ao dia, seguido pelo uso do fio dental e concluindo com o enxaguante bucal.

É importante utilizar uma escova de dente macia e trocá-la a cada três meses. Além disso, os cremes dentais que devem ser preferidos são os que contêm flúor em sua composição ou os que combatam a sensibilidade.

Acompanhamento profissional

Em conjunto com os cuidados caseiros, os profissionais recomendam a realização das consultas de rotina uma vez a cada seis meses. No caso de pacientes que tenham diabetes e problemas de pressão, essa consulta deve ser realizada a cada quatro meses.

Tais visitas são importantes para a remoção de placas bacterianas, a extração do tártaro, bem como para o exame de toda a cavidade bucal e a prevenção de doenças. 

Pessoas que possuem um CNPJ também podem desfrutar desse tipo de acompanhamento, por meio do plano dental para MEI.

Alimentação

Não é preciso parar de comer nenhum alimento, mas o equilíbrio é fundamental. Evite o consumo em excesso de comidas industrializadas ou ricas em açúcares e gordura.

Prefira não ingerir bebidas ácidas como chás, cafés, refrigerante, vinho ou isotônicos no período da noite. 

Conheça o tratamento

O tratamento da periodontite geralmente é realizado em três etapas. Primeiro é feita a raspagem de remoção do tártaro e os demais agentes danosos. 

Esse tipo de limpeza é focada na parte exposta do dente, mas também pode ser feita de modo subgengival.

O segundo passo não é obrigatório e pode não ser necessário em todos os casos. Esse é um procedimento cirúrgico que visa expor a raiz dos dentes para a raspagem das placas mais profundas. 

Ainda que seja mais complexo, até o convênio odonto empresarial mais básico cobre as despesas deste tratamento.

O último passo é também um dos mais importantes: o acompanhamento de suporte. Depois de garantir a recuperação de todos os tecidos que haviam sido atacados pelas bactérias, o dentista precisa garantir a remoção constante das placas.

A periodontia não tem cura, assim, torna-se nítida a importância do cuidado constante e do desfrute de benefícios como o plano odontologico empresarial

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia também: A importância da consulta com ginecologista.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.