Por que o sexo é doloroso para as mulheres? Como um ginecologista pode ajudar?

A dor durante a relação sexual é muito comum – estima-se que 3 em cada 4 mulheres a experimentam em algum momento de suas vidas, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas . O sexo doloroso (chamado dispareunia) ocorre de várias formas diferentes: algumas mulheres só sentem dor na penetração, enquanto outras experimentam problemas apenas durante as investidas profundas. Em certos casos, a dor ocorre sempre que algo entra na vagina, incluindo um tampão.

Estas são algumas das causas mais comuns de dispareunia e seus tratamentos.

Condições que envolvem a vagina

Existem várias condições ou lesões diferentes na área vaginal que podem ser responsáveis ​​por relações sexuais dolorosas, de acordo com a Cleveland Clinic.  Esses incluem:

Vaginite

Esta é uma infecção bacteriana ou levedura que causa queima, secreção e coceira. Podemos determinar a fonte do problema e prescrever medicamentos apropriados . Lembre-se de que um antibiótico só terá êxito se a fonte do problema for bacteriana, e o uso excessivo desses medicamentos pode dificultar o tratamento dessas infecções no futuro.

Lesões vaginais

Elas estão mais frequentemente relacionadas ao parto, principalmente devido a lágrimas ou uma episiotomia, e também podem afetar a vulva. Se você teve um bebê recentemente e teve dispareunia, deve esperar um pouco mais antes de continuar a atividade sexual.

Anomalias congénitas

Qualquer problema estrutural presente desde o nascimento pode causar dispareunia. Algumas mulheres têm uma condição chamada agenesia vaginal ou uma vagina que ainda não se formou completamente. Outra anormalidade é o desenvolvimento de um hímen imperfurado, embora seja uma condição relativamente rara, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina .

Menopausa

Durante a menopausa, a vagina perde parte de sua elasticidade e umidade. Os tratamentos podem incluir terapia de reposição hormonal , uso de lubrificantes solúveis em água ou preliminares estendidas. Existem também outras alternativas, como cremes de estrogênio, anéis ou outros medicamentos.

Vaginismo

Essa condição causa espasmos e contração dos músculos vaginais. Não apenas torna o sexo doloroso, mas também pode causar problemas ao tentar inserir um tampão ou durante um exame de Papanicolaou.

Embora o vaginismo seja relativamente comum, muitas mulheres têm vergonha de conversar com seu médico sobre sua condição, então os pesquisadores acreditam que isso afeta mais mulheres do que as estatísticas preliminares demonstram.

Segundo a Cleveland Clinic , condições físicas e psicológicas podem contribuir para o vaginismo, como:

  • Ter sido vítima de abuso sexual passado
  • Ansiedade ou medo do sexo
  • Ter sido vítima de agressão sexual
  • Emoções negativas em relação à atividade sexual
  • Exercícios de Kegel
  • Dilatadores vaginais
  • Cremes anestésicos que podem ser usados ​​temporariamente
  • As vítimas d e abuso sexual podem se beneficiar com a consulta de um conselheiro especializado no tratamento dos efeitos psicológicos resultantes da violação

Condições que envolvem o útero

Quando há anormalidades no útero, o sexo pode se tornar desconfortável ou muito doloroso. Essas condições incluem:

  • Tumores fibróides, que podem precisar ser tratados por um procedimento chamado miomectomia. (Para mais informações sobre miomectomia, você pode ler essas informações na Clínica Mayo .)
  • Endometriose, que pode exigir tratamentos hormonais ou cirurgia por excisão.
  • Gravidez ectópica, que pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia.

Outras causas de relações sexuais dolorosas incluem…

  • Infecções cervicais
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Doença inflamatória pélvica
  • Afecções genitais da pele
  • Cistos ovarianos

O sexo não precisa ser doloroso

Uma vida sexual saudável e prazerosa cria um vínculo entre você e seu parceiro. Existem várias causas potenciais de dispareunia e são tratáveis. Por favor, fale conosco se você sentiu dor durante o sexo, para que possamos ouvir suas preocupações e discutir suas opções de tratamento.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.